Arco Contrabaixo Acústico Antoni Marsale CE75 Alemão 3/4 e 4/4

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O arco Antoni Marsale de contrabaixo é fabricado na China e feito no modelo Alemão. O corpo é feito Ipê, talão em Ébano com detalhes de Abalone, e parafuso em Ébano com estilo arredondado. Qualidade excelente, com características de arco profissional e preço mais acessível.

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- Arco para Contrabaixo 3/4 ou 4/4
- Antoni Marsale C75
- Modelo Alemão

- Comprimento: 75cm
- Madeira utilizada: Ipê
- Formato do corpo: Redondo
- Talão de Ébano estilo clássico com detalhe Olho París
- Parafuso em Ébano
- Crina Mongólia branca
- Peso: 140g (+-1g)
- Verniz sintético
- Origem de fabricação: China
- Garantia de 90 dias contra defeitos de fabricação

Mais informações
marca Antoni Marsale
Origem China
Tamanho 4/4, 3/4
Material Ipê
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Produto:Arco Contrabaixo Acústico Antoni Marsale CE75 Alemão 3/4 e 4/4
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Arcos para Contrabaixo

O que é Arco de Contrabaixo?

O arco é utilizado pelo contrabaixista para a tirar o som do contrabaixo. A projeção se som se dá através da fricção entre as crinas do arco e as cordas do baixo. O arco é um dos itens mais importantes para o músico de instrumento friccionado.

Da mesma forma que o contrabaixo acústico, a estrutura dos arcos evoluiu ao longo dos séculos. O arco moderno é composto de diversas partes, das quais se destacam a vara, a crina e o talão. Tem pequenas partes do arco que não citaremos aqui, por serem peças relacionadas à construção, mais conhecidas pelos fabricantes.

A fabricação de arcos é considerada um ofício exigente e meticuloso, por isso que alguns arcos bem feitos alcançam preços muito altos, por vezes custando mais do que o próprio instrumento. Àqueles que fabricam arcos são conhecidos como 'Archetiers'.

 

Quais os Modelos de Arco para Contrabaixo?

Se você é contrabaixista, ou já assistiu baixistas de orquestra, deve ter notado que existem dois estilos diferentes de arcos para contrabaixo: o Arco Francês (French Bow) e o Arco Alemão (Germany Bow).

Existem algumas diferenças no formato, na fabricação e na forma de tocar, mas deixamos claro que não existe um modelo que seja necessariamente "melhor". Geralmente, o principal aspecto de escolha é pelo que o professor ou a escola indica. Cada estilo de arco tem seus prós e contras, e o músico pode obter um bom som e desenvolver habilidades técnicas em ambos estilos.

ARCO DE CONTRABAIXO MODELO FRANCÊS

O arco francês é semelhante aos arcos usados ​​para violino, viola e violoncelo. Ele tem o mesmo toque de mão como o violoncelo. Em geral, os arcos franceses são mais fáceis para um iniciante realizar padrões de arcadas e cruzamentos de cordas mais difíceis tecnicamente, no entanto, isso ocorre com alguma perda de som e potência.

A forma de segurar é semelhante ao arco de violoncelo moderno, mas com dedos ligeiramente mais retos. O polegar segura um dos lados do vara, enquanto os outros quatro dedos são distribuídos uniformemente para equilibrar e controlar o arco. O dedo indicador toca a empunhadura do arco enquanto os outros três seguram o talão.

ARCO DE CONTRABAIXO MODELO ALEMÃO

O arco alemão é feito com o talão maior, para acomodar o formato de mão utilizado neste modelo, seu parafuso de aperto da crina também tem um formato diferente, mas o restante segue bem parecido com o francês.

Neste modelo o baixista segura o talão por baixo em um punho solto com a palma da mão voltada parcialmente para cima. Os três dedos médios se encaixam entre a crina e a vara. Os dedos indicador e médio prendem tanto o arco quanto o talão, com o dedo anular apoiando-os. O dedinho fornece suporte e equilíbrio por baixo do talão e o polegar segura a ponta do arco.

Para um aluno iniciante, este tipo de arco tem os prós e contras opostos do arco francês, entregando mais som e potência, mas exigindo mais trabalho para atingir a mesma habilidade técnica de um iniciante.

 

Do que é feito ou composto um arco de contrabaixo?

VARETA

A 'vara' ou 'vareta' é o corpo ou a maior parte que compõem o arco. É feita com uma determinada envergadura para dar flexibilidade aos músicos. Essa envergadura ou curvatura necessita estar no ponto certo para o poder executar com maior facilidade e perfeição. Nos modelos de arcos modernos, essas graduações de curvatura foram originalmente calculadas por François Tourte (fabricante de arco francês que fez uma série de contribuições significativas para o desenvolvimento do arco, considerado a figura mais importante no desenvolvimento do arco moderno). Vários outros inventores exploraram novas maneiras de fazer arcos, mas a maioria das varetas modernas ainda se assemelha ao design Tourte.

Parte da habilidade do fabricante é escolher um material de alta qualidade para a vareta. Historicamente, os arcos são feitos de Pau Brasil. No entanto, o Pau Brasil é uma espécie em extinção, então os fabricantes estão adotando outras madeiras e também materiais sintéricos, como: Ipê, fibra de carbono e fibra de vidro. Os arcos de fibra de carbono se tornaram muito populares e alguns têm sido comparados ​​aos finos arcos de Pau Brasil.

CRINA

CRINA - Parte super importante do arco, pois ela que propricia a fricção com as cordas. Um fabricante de arcos normalmente usa a crina (fios de cabelo) da cauda de um cavalo ou égua. A maioria dos músicos e fabricantes utilizam a crina branca nos arcos de violino, viola e cello, pois há uma crença amplamente difundida de que ela produz um som mais suave. Para o contrabaixo os fabricantes utilizam tanto a crina branca como a preta, pois dizem que a preta é mais grossa e, portanto, produz sonoridade mais áspera.

Arcos de qualidade inferior ou iniciantes geralmente utilizam náilon, crina sintética, ou crinas naturais misturadas. Nos arcos intermediários e profissionais os fabricantes costumam utilizar crinas de alguns países com tradição na criação de cavalos, e que consequentemente oferecem crinas de alta qualidade, como por exemplo Sibéria, Mongólia, Polônia, Canadá e Argentina.

Uma observação importante é que para a crina friccionar na corda e emitir som é preciso que ela esteja com breu. O breu é uma substância dura e pegajosa feita de resina de pinheiro (às vezes misturada com cera ou outros ingredientes), e é aplicado regularmente na crina do arco para aumentar a fricção.

TALÃO

Outra parte muito observada pelos baixistas, talvez pelo visual, é o 'TALÃO'. O talão fica numa extremidade do arco e através dele a crina é presa e ajustada. Na história da fabricação os talões foram feitos de diversos materiais, mas provavelmente o mais utilizado foi o Ébano. Outros materiais também eram muito utilizados, como marfim, osso e casco de tartaruga, mas por conta da extinção e melhores práticas, hoje estão sendo substituídos por materiais sintéticos que se assemelham bastante aos naturais. Materiais como madrepérola ou concha de abalone são freqüentemente usados ​​na lâmina que cobre o encaixe da crina e também como decoração, incrustados nas laterais do talão. Os metais que compõem o talão são normalmente feitos ou revestidos em níquel, prata ou ouro.

GUARNIÇÃO ou FASCIATURA

Enrolamento que envolve o arco, onde o músico apoia ou segura o arco. Geralmente feita em duas partes, uma utilizando arame ou seda ou plástico e na outra parte se utiliza o couro ou sintético.

PONTEIRA

A ponteira é uma peça que se encontra na extremidade do arco e cobre a parte onde a crina é fixada. Geralmente feita de osso, marfim, metal ou plástico. 

BOTÃO ou PARAFUSO

Fica na extremidade do arco, próximo ao talão e serve para esticar ou soltar a crina. Nos arcos de contrabaixo modelo francês, geralmente é feito de metal e revestido com níquel, prata ou ouro, e por vezes com detalhes decorativos. Nos arcos de contrabaixo modelo alemão, são feitos de Ébano ou outra madeira semelhante ao talão.

 

Materiais e qualidade são relativos à escolha e condição de cada contrabaixista. O mais importanto é encontrar o arco adequado para o tipo de execução que você vai fazer, com peso e curvatura ideais, que te proporcione o som perfeito, e aquele visual que te agrada.