Arco Contrabaixo Acústico Fibra de Carbono I Violini ** Francês 3/4

SKU
30078239
Fora de estoque
R$899,90
até 10x de R$89,99

R$854,91 à vista

desconto 5% à vista Boleto ou TED

Descrição Rápida

Arco I Violini ** para contrabaixo acústico modelo francês feito com corpo em fibra de carbono, talão de Ébano e madre-pérola incrustada, crina Mongólia clara e metais niquelados. Arco muito equilibrado, peso ideal e maior durabilidade.

  •  Até 10x no cartão s/ juros
  •  Desconto no Boleto/TED/PIX
  •  Rastreio Disponível
  •  Envio após aprovação de pagamento
  •  Entrega Rápida para Capital-SP
Disponível para:
- Retirar na Loja
- Receber em Casa

 

O que é a I Violini? É uma rede de oficinas de luteria que estão em funcionamento na Alemanha, Argentina e Chile, há mais de 25 anos. Possui um centro de compras nos Estados Unidos e representações no Brasil, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Por estas oficinas já passaram grandes nomes da luteria mundial, e hoje, além de oferecer serviços de reparo e restauração, a I Violini também tem uma linha de produtos de alta qualidade feitos com sua marca e supervisão.

- Arco para contrabaixo acústico 3/4
- Marca: I Violini
- Série: ** 2 estrelas Black
- Modelo: Francês

- Material do corpo: fibra de carbono
- Formato do corpo: redondo
- Talão de Ébano modelo francês com detalhe Parisian Eye
- Parafuso e metais niquelados
- Crina Mongólia clara
- Peso: 132 (+-2g)
- Comprimento: 72.5 cm
- Origem de fabricação: China
- Garantia de 90 dias contra defeitos de fabricação

Mais informações
marca I Violini
Origem China
Tamanho 3/4
Material Fibra
Escreva sua Própria Avaliação
Produto:Arco Contrabaixo Acústico Fibra de Carbono I Violini ** Francês 3/4
Como você avalia este produto?
Talvez você se interesse por estes produtos

Arcos para Contrabaixo

O que é Arco de Contrabaixo?

O arco é utilizado pelo contrabaixista para a tirar o som do contrabaixo. A projeção se som se dá através da fricção entre as crinas do arco e as cordas do baixo. O arco é um dos itens mais importantes para o músico de instrumento friccionado.

Da mesma forma que o contrabaixo acústico, a estrutura dos arcos evoluiu ao longo dos séculos. O arco moderno é composto de diversas partes, das quais se destacam a vara, a crina e o talão. Tem pequenas partes do arco que não citaremos aqui, por serem peças relacionadas à construção, mais conhecidas pelos fabricantes.

A fabricação de arcos é considerada um ofício exigente e meticuloso, por isso que alguns arcos bem feitos alcançam preços muito altos, por vezes custando mais do que o próprio instrumento. Àqueles que fabricam arcos são conhecidos como 'Archetiers'.

 

Quais os Modelos de Arco para Contrabaixo?

Se você é contrabaixista, ou já assistiu baixistas de orquestra, deve ter notado que existem dois estilos diferentes de arcos para contrabaixo: o Arco Francês (French Bow) e o Arco Alemão (Germany Bow).

Existem algumas diferenças no formato, na fabricação e na forma de tocar, mas deixamos claro que não existe um modelo que seja necessariamente "melhor". Geralmente, o principal aspecto de escolha é pelo que o professor ou a escola indica. Cada estilo de arco tem seus prós e contras, e o músico pode obter um bom som e desenvolver habilidades técnicas em ambos estilos.

ARCO DE CONTRABAIXO MODELO FRANCÊS

O arco francês é semelhante aos arcos usados ​​para violino, viola e violoncelo. Ele tem o mesmo toque de mão como o violoncelo. Em geral, os arcos franceses são mais fáceis para um iniciante realizar padrões de arcadas e cruzamentos de cordas mais difíceis tecnicamente, no entanto, isso ocorre com alguma perda de som e potência.

A forma de segurar é semelhante ao arco de violoncelo moderno, mas com dedos ligeiramente mais retos. O polegar segura um dos lados do vara, enquanto os outros quatro dedos são distribuídos uniformemente para equilibrar e controlar o arco. O dedo indicador toca a empunhadura do arco enquanto os outros três seguram o talão.

ARCO DE CONTRABAIXO MODELO ALEMÃO

O arco alemão é feito com o talão maior, para acomodar o formato de mão utilizado neste modelo, seu parafuso de aperto da crina também tem um formato diferente, mas o restante segue bem parecido com o francês.

Neste modelo o baixista segura o talão por baixo em um punho solto com a palma da mão voltada parcialmente para cima. Os três dedos médios se encaixam entre a crina e a vara. Os dedos indicador e médio prendem tanto o arco quanto o talão, com o dedo anular apoiando-os. O dedinho fornece suporte e equilíbrio por baixo do talão e o polegar segura a ponta do arco.

Para um aluno iniciante, este tipo de arco tem os prós e contras opostos do arco francês, entregando mais som e potência, mas exigindo mais trabalho para atingir a mesma habilidade técnica de um iniciante.

 

Do que é feito ou composto um arco de contrabaixo?

VARETA

A 'vara' ou 'vareta' é o corpo ou a maior parte que compõem o arco. É feita com uma determinada envergadura para dar flexibilidade aos músicos. Essa envergadura ou curvatura necessita estar no ponto certo para o poder executar com maior facilidade e perfeição. Nos modelos de arcos modernos, essas graduações de curvatura foram originalmente calculadas por François Tourte (fabricante de arco francês que fez uma série de contribuições significativas para o desenvolvimento do arco, considerado a figura mais importante no desenvolvimento do arco moderno). Vários outros inventores exploraram novas maneiras de fazer arcos, mas a maioria das varetas modernas ainda se assemelha ao design Tourte.

Parte da habilidade do fabricante é escolher um material de alta qualidade para a vareta. Historicamente, os arcos são feitos de Pau Brasil. No entanto, o Pau Brasil é uma espécie em extinção, então os fabricantes estão adotando outras madeiras e também materiais sintéricos, como: Ipê, fibra de carbono e fibra de vidro. Os arcos de fibra de carbono se tornaram muito populares e alguns têm sido comparados ​​aos finos arcos de Pau Brasil.

CRINA

CRINA - Parte super importante do arco, pois ela que propricia a fricção com as cordas. Um fabricante de arcos normalmente usa a crina (fios de cabelo) da cauda de um cavalo ou égua. A maioria dos músicos e fabricantes utilizam a crina branca nos arcos de violino, viola e cello, pois há uma crença amplamente difundida de que ela produz um som mais suave. Para o contrabaixo os fabricantes utilizam tanto a crina branca como a preta, pois dizem que a preta é mais grossa e, portanto, produz sonoridade mais áspera.

Arcos de qualidade inferior ou iniciantes geralmente utilizam náilon, crina sintética, ou crinas naturais misturadas. Nos arcos intermediários e profissionais os fabricantes costumam utilizar crinas de alguns países com tradição na criação de cavalos, e que consequentemente oferecem crinas de alta qualidade, como por exemplo Sibéria, Mongólia, Polônia, Canadá e Argentina.

Uma observação importante é que para a crina friccionar na corda e emitir som é preciso que ela esteja com breu. O breu é uma substância dura e pegajosa feita de resina de pinheiro (às vezes misturada com cera ou outros ingredientes), e é aplicado regularmente na crina do arco para aumentar a fricção.

TALÃO

Outra parte muito observada pelos baixistas, talvez pelo visual, é o 'TALÃO'. O talão fica numa extremidade do arco e através dele a crina é presa e ajustada. Na história da fabricação os talões foram feitos de diversos materiais, mas provavelmente o mais utilizado foi o Ébano. Outros materiais também eram muito utilizados, como marfim, osso e casco de tartaruga, mas por conta da extinção e melhores práticas, hoje estão sendo substituídos por materiais sintéticos que se assemelham bastante aos naturais. Materiais como madrepérola ou concha de abalone são freqüentemente usados ​​na lâmina que cobre o encaixe da crina e também como decoração, incrustados nas laterais do talão. Os metais que compõem o talão são normalmente feitos ou revestidos em níquel, prata ou ouro.

GUARNIÇÃO ou FASCIATURA

Enrolamento que envolve o arco, onde o músico apoia ou segura o arco. Geralmente feita em duas partes, uma utilizando arame ou seda ou plástico e na outra parte se utiliza o couro ou sintético.

PONTEIRA

A ponteira é uma peça que se encontra na extremidade do arco e cobre a parte onde a crina é fixada. Geralmente feita de osso, marfim, metal ou plástico. 

BOTÃO ou PARAFUSO

Fica na extremidade do arco, próximo ao talão e serve para esticar ou soltar a crina. Nos arcos de contrabaixo modelo francês, geralmente é feito de metal e revestido com níquel, prata ou ouro, e por vezes com detalhes decorativos. Nos arcos de contrabaixo modelo alemão, são feitos de Ébano ou outra madeira semelhante ao talão.

 

Materiais e qualidade são relativos à escolha e condição de cada contrabaixista. O mais importanto é encontrar o arco adequado para o tipo de execução que você vai fazer, com peso e curvatura ideais, que te proporcione o som perfeito, e aquele visual que te agrada.