Arquivo Mensal: Outubro 2022

  1. October 31, 2022

    Luthier Felipe Rodrigues

    Luthier Felipe Rodrigues, nascido em 23 de outubro de 1986, natural de São Paulo - Mooca - antigo bairro Italiano da capital Paulistana. Mudou-se para a cidade de Suzano-SP, ainda na infância, onde teve seu primeiro contato com o violino através de uma Igreja Cristã, próxima a sua antiga casa.

    Após concluir o curso de Violino, iniciou seus estudos de Luteria como Autodidata. Em 2010 conheceu o Mestre Liutaio Rudson Di Cavalcanti, mas foi em 2011 que iniciou seus estudos de construção, restauração e ajustes de violinos, e violas até o ano 2014.

    Incentivado a continuar seus estudos por seu antigo mestre, Felipe decide ir para a cidade de Tatuí - SP em 2016. Teve por Mestro o Liutaio Vinicius Fachinetti, até o ano de 2019, onde pode concluir com bom aproveitamento o curso avan

    Leia mais
  2. October 21, 2022

    Viola Andrea Amati, Cremona, c. 1560

    Uma viola que recentemente recebemos aqui na loja, feita pelo luthier brasileiro Paulo Abreu, inspirada na viola construída por Andrea Amati, em 1560, me fez pesquisar e estudar sobre o modelo original e me inspirou a escrever esta matéria. A viola original que, atualmente, pertence ao Museu Nacional da Música, da Universidade de Dakota do Sul – E.U.A, tem muita história para ser contada. Vou tentar passar um pouquinho dela aqui.

     

    Há muitos anos os pesquisadores não tinham informações conclusivas para quem Andrea Amati construiu a viola, pois originalmente era uma viola tenor, e em algum momento de sua história foi reduzida de tamanho, como tentativa de modernizá-la. Mas, isto provocou a consequente perda de parte do lema gravado nas laterais e fundo da viola.

    &

    Leia mais