Instrumento de Fábrica, Oficina ou Luthier? Esta é uma pergunta frequente entre estudantes de cordas que pretendem adquirir um instrumento. Antes de responder qual a melhor opção para iniciar, você precisa saber as diferenças entre estes três tipos de fabricações. Abaixo vamos tentar elucidar, minimamente, sobre cada um.

 

Fábrica - geralmente, o nome fábrica já remete à produção de instrumentos em massa, sem padrão de qualidade ou utilização de materiais ruins. Sim, existem fabricantes que fazem violinos, violoncelos e violas de péssima qualidade, muitas vezes utilizando materiais de refugo, e realmente sem qualidade mínima aceitável. Mas há também excelentes fábricas em diversas parte do mundo, algumas marcas muito reconhecidas.

Existem dois tipos de fábricas: aquelas que produzem os instrumentos e colocam sua marca, e também aquelas que produzem e revendem para outras marcas que somente colocam suas etiquetas nos instrumentos. Esta é uma prática comum no mundo todo, inclusive no Brasil.

Vamos separar os instrumentos de fábrica em linhas, desde iniciante até as mais avançadas;

- Quando nos referimos aos modelos para estudantes, geralmente, são instrumento feitos em linha de produção de larga escala, onde pode haver uma padronização, mas não um trabalho artesanal com cada instrumento. Um violino, por exemplo, pode ser feito com madeiras comuns, até madeira compensada, sem padrão de espessuras e medidas corretas.

- Têm também os modelo de instrumentos mais avançados, onde as fábricas produzem com as madeiras melhor selecionadas e qualidade melhor de produção. Mas estes instrumentos muitas vezes continuam sendo feitos em linha de produção, sem as medidas corretas de espessura dos instrumentos, às vezes utilizando vernizes sintéticos e não seguindo um mapa específico.

- Também existem aquelas fábricas que produzem seus instrumentos com tão alto padrão que poderíamos considerar como instrumentos de oficina de lutheria. Isto se dá pelo trabalho mais artesanal e o mesmo cuidado de uma oficina. Outro detalhe, existem fábricas com instrumentos de produção em massa e também com linhas de oficina. Isto ocorre em diversas marcas conceituadas, onde seus instrumentos estudantes são feitos em série de produção e as linhas intermediária e profissional, por vezes, são feitas por luthiers ou aprendizes de lutheria.

 

Oficina de Lutheria - as oficinas são conhecidas como "fábricas" que produzem os instrumentos com supervisão de um luthier. Como assim? Geralmente os instrumentos são fabricados por outros luthiers ou até aprendizes de lutheria. Neste caso os instrumentos são feitos com maior zelo e qualidade superior aos de uma fábrica com linha de produção em massa.

Geralmente os instrumentos de oficina são feitos a partir de mapas de outros instrumentos de grandes luthiers, conhecidos como 'cópia' ou 'réplica'. Neste caso, os fabricantes procuram seguir as medidas e espessuras corretas ou o mais próximos possível do instrumento original. No visual, alguns seguem o instrumento de inspiração e outros procuram sua própria identidade.

Nestes instrumentos, as madeiras utilizadas já são de melhor seleção e qualidade, geralmente envelhecidas. O acabamento é feito em verniz natural, com corpo filetado e geralmente o instrumento já vem todo ajustado.

 

Lutheria - instrumentos de lutheria são feitos por somente uma pessoa. Os luthiers também fazem réplicas identicas ou cópias inspiradas em instrumentos de outros luthiers consagrados na história. Também tem aqueles que procuram fazer seus próprios instrumentos, desbravando os campos da criatividade. O mais importante é que os instrumentos levam seus nomes assinados nas etiquetas, pois um luthier necessita prezar pela qualidade, para que seu nome se perpetue na história da fabricação destes instrumentos, que podem passar de mãs em mãos por séculos.

Instrumentos assinados por luthiers geralmente tem padrões de qualidade mais elevados em diversos aspectos. Alguns prezam pela qualidade dos materiais, outros pela sonoridade, outros por tocabilidade, visual, perfeição em medidas, enfim, há aqueles luthiers que procuram alinhar todos estes adjetivos na fabricação do seu instrumento. Mas, para chegar no instrumento "perfeito", são necessários muitos anos de lutheria, com acumulação de conheciemento e expereriência.