Nascido na capital paulista no ano de 1985, Danilo Barbalho se dedica desde cedo ao estudo de viola clássica.

Ao longo desse período, desenvolveu o interesse em trabalhar com lutheria de instrumentos de cordas tangíveis, trabalhando com ajustes e restauros de violões e outros instrumentos da família.

No ano de 2015, como autodidata, desenvolve trabalhos de ajustes em instrumentos de cordas friccionadas, o que faz com que perceba a necessidade de se aprimorar na arte de lutheria clássica de instrumentos de arco.

Em 2016, ingressa como aluno no conservatório Dramático Doutor Carlos de Campos, na cidade interiorana de Tatui. Nessa instituição, tem seus estudos práticos guiados pelo Maestro Vinicius Fachinetti e teóricos pelo Professor Vlamir Devanei Ramos, participando de diversos cursos e master classes de lutheria, Curitiba (2017) com os professores Tulio Lima e Leandro Monbach, e em Itu (2018) com o Professor Vinicius Fachinetti.

Em 2015, funda o Atelier D’Barbalho, onde realiza trabalhos de construção, restauros e ajustes de instrumentos da família de arco.

Em 2019, curso de manutenção e restauração com o luthier Rudson do Cavalcanti.

Desde o começo da carreira do luthier Danilo Barbalho, nós da HPG Musical trabalhamos com os instrumentos feitos por ele, além das restaurações de instrumentos do nosso acervo pessoal, que confiamos ao Danilo.