Corda Viola de Arco Jargar Classic Chromesteel 1ª La A (Média)
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Corda produzida na Dinamarca, oferece ótimo custo-benefício por sua durabilidade, resistência às mudanças de temperatura e qualidade superior em matéria prima.
- Corda: 1ª La A avulsa
- Marca: Jargar
- Modelo: Classic
- Instrumento: Viola de Arco com o corpo de 38cm até 42cm ou 15" até 16,5" (polegadas)
- Tensão: média
- Composição: Enrolamento Chromesteel
- Núcleo de Aço Sólido
- Com bolinha na ponta
- Origem de fabricação: Dinamarca
- garantia de 90 dias contra defeitos de fabricação
A garantia não terá validade se a corda quebrar por motivos de temperatura, clima, afinação inadequada, má utilização e ação de agentes externos como transpiração, poluição e maresia. Também não efetuamos troca por insatisfação após a corda ser utilizada.
marca | Jargar |
---|---|
Origem | Dinamarca |
Tamanho | 36 à 39, 40 à 41, 42 à 43 |
Modelo | Classic, Chromesteel |
Material | Núcleo Metal |
Afinação | La A |
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Por volta de 1950, o violoncelista dinamarquês Jarl Hansen queria mais de seu violoncelo do que as cordas de tripa existentes na época. Como membro da Royal Danish Opera Orchestra, ele se interessou cada vez mais pela qualidade e pelo som das cordas e, durante anos, fez experiências em seu tempo livre. Em 1956, quando se sentiu pronto, abriu sua própria companhia, Jargar Strings.
O que Jarl Hansen desenvolveu foi uma corda baseada em núcleo de aço, enrolada com fios finos de metal puro ou ligado. Essas novas cordas tinham um tom quente e brilhante e, além disso, muito mais estabilidade, durabilidade e resistência do que as cordas de tripa. Essas qualidades rapidamente tornaram as cordas de Jargar altamente populares em todo o mundo da música clássica.
A linha mais conhecida pelos músicos em todo o mundo Classic. Corda feita com um núcleo de aço flexível que lhe confere o som quente e brilhante, timbre padrão da Jargar. É o resultado de quase 60 anos de tradição na fabricação de cordas feitas à mão e desenvolvidas por um músico. Sua tocabilidade, qualidades de som e durabilidade tornaram a escolha perfeita para amadores e profissionais por quase 60 anos. A linha Classic é oferecida para violoncelo, violino, viola e contrabaixo.
O conjunto Superior soa quente, redondo e poderoso desde o primeiro segundo após a colocação das cordas. São cordas muito bem equilibrados e ricas em tons. Oferecem notas fortes, profundas e são muito projetivas e responsivas. As cordas da linha Superior são perfeitas para música de câmara, execução orquestral e solos. São muito duráveis, o que as torna uma das melhores relações custo-benefício do mercado. Esta linha é oferecida para violoncelo, violino e viola.
As cordas são basicamente responsáveis pelo som da viola. Elas transferem a vibração para o corpo da viola, consequentemente, o corpo ressoa e amplifica o som.
As violas de arco são compostas por quatro cordas: 1ª La A, 2ª Re D, 3ª Sol G e 4ª Do C. Afinação começa com a corda Mi mais aguda, termina com a Sol sendo o tom mais baixo.
Na fabricação podem ser utilizados diversos materiais. A corda clássica era feita de tripa de ovelha, mas hoje poucas marcas ainda fabricam com material. Atualmente, as cordas mais comuns são feitas com materiais sintéticos, cujo som se assemelha às cordas de tripa, e outras são fabricadas com metais.
As cordas são compostas por um núcleo e um ou mais revestimentos. As fábricas fazem suas cordas com diversas combinações de núcleos e revestimentos. O núcleo pode ser sólido, espiral ou trançado, e os materiais mais utilizados atualmente: nylon, aço ou tripa. Nos revestimentos ou enrolamentos, existem muitos materiais. Vamos citar alguns: aço, tungstênio, cobre, cromo, alumínio, titânio, ouro, prata, entre outros.
A corda deve ser trocada quando se rompe, ou perde a capacidade de se manter afinada, ou quando deixa de produzir sonoridade agradável. Muitos músicos trocam as cordas somente quando quebram, mas quando ela perde a sua capacidade de entregar uma boa sonoridade é preciso trocar. As cordas têm um tempo de vida útil determinado pelo seu som, não simplesmente por quebrar ou não.
A resposta da melhor corda é muito complexa e talvez não haja uma resposta objetiva. Cada músico tem opinião diferente sobre a frequência, timbre e sonoridade com que a corda deve soar. Por isto, as fabricas oferecem uma infinidade de modelos com combinações diferentes de materiais, diversas tensões, e pluralidade de sons. Talvez, na história da música, nunca tivemos tantos modelos e marcas de cordas, como atualmente.
Podemos citar as principais marcas de cordas, algumas muito conhecidas outras nem tanto: Thomastik-Infeld (Áustris), Pirastro (Alemanha), Larsen Strings (Dinamarca), Jargar Strings (Dinamarca), D´Addario (EUA), Erudithus® (China), Paganini (Brasil), Mauro Calixto (Brasil), Prim (Alemanha), W.E. Hill & Sons (Inglaterra), Warchal (Eslováquia), Corelli (França), Super Sensitive (EUA).
Os dois são as mesmas coisas, mas para na hora de você comprar os sites separam para facilitar ao cliente. O encordoamento é o conjunto completo das cordas que compõem um instrumento, que alguns chamam por: jogo de cordas, conjunto de cordas, ou simplesmente, encordoamento. A corda é o nome de cada unidade que compoem um encordoamento, também chamada por corda avulsa.
Quando você observar um anúncio de corda com preço muito abaixo da média do mercado, CUIDADO!
Atualmente, existem muitos falsificadores vendendo cordas semelhantes às originais em sites e até lojas físicas. Para comprar exija sempre nota fiscal, observe a etiqueta de importação na embalagem, se a corda for importada, e procure saber o histórico do vendedor. Não adianta ele falar que é original e te vender gato por lebre.
Para comprar corda com segurança de ser original procure saber a credibilidade do revendedor, observando também se a loja conta com um estabelecimento físico. Pesquise o tempo de existência da empresa e procure comprar em lojas com reconhecimento, história no mercado da música, que você, seu professor ou amigo saiba da idoneidade.