Viola Antoni Marsale 2022, número de série n119, construída em oficina de luteria chinesa. Corpo inspirado no lindo modelo de Gasparo Bertolotti 'da Salò' 1580, Brescia, o 'Kievman'. Tampo em Abeto com filetes duplos. Fundo em Acero (bipartido) de marezzatura média e filetes duplos estilizados. Verniz a óleo na cor alaranjada com leve antichizzato. Corpo filetado, acessórios e espelho em Ébano.

As madeiras envelhecidas e muito bem selecionadas, alinhadas às suas medidas e espessuras que seguem os padrões corretos de construção, permitem sonoridade maravilhosa e um instrumento de alto nível, produzido em uma oficina de luteria.

 

 VIOLA VENDIDA EM 2022 

 

VIOLA DE ARCO ANTONI MARSALE OFICINA n119

  • Número de série: n119 (peça única)
  • Modelo de inspiração: Gasparo Bertolotti 'da Salò', Brescia, 1580, 'Kievman'
  • Ano de fabricação: 2022

 

INFORMAÇÕES

  • Tampo: Abeto de venattura regular (filete duplo)
  • Fundo: Acero bipartido de marezzatura média (filete duplo estilizado)
  • Laterais e braço: Acero
  • Verniz a óleo
  • Corpo filetes duplos
  • Cor: marrom-alaranjado (leve antichizzato)
  • Acessórios: Ébano
  • Espelho: Ébano
  • Origem de fabricação: China

 

MEDIDAS

  • Viola 39,4 cm
  • Peso: 634 g
  • Comprimento corpo: 394 mm / 15,5" polegadas
  • Largura superior: 196 mm
  • Largura inferior: 245 mm
  • Altura faixa superior: 36 mm
  • Altura faixa inferior: 37 mm

 

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Gasparo Bertolotti 'da Salò' foi um dos maiores fabricantes liutaios brescianos. Ele nasceu em uma família de músicos em Salò (comuna italiana da região da Lombardia) e tocava violino. Os detalhes de sua formação não são claros, mas sabe-se que logo após 1562 ele se mudou para Brescia (comuna italiana da região da Lombardia), onde estabeleceu um negócio de sucesso na fabricação de violinos. 

Sua oficina produziu muitos diferentes tipos de instrumentos de cordas, incluindo cítaras, violones e violas da braccia, bem como os da família do violino. Embora tenha sido contemporâneo de Andrea Amati e dos Irmãos Amati, seus métodos e materiais são bem diferentes dos Amatis. Gasparo empregou vários assistentes, incluindo Giovanni Paolo Maggini e seu próprio filho, Francisco, que o ajudou por muitos anos e herdou a oficina da família após a morte de Gasparo em 1609, mas poucos instrumentos são atribuídos a ele.