O QUE É CRAVELHA DE VIOLA?
A cravelha, conhecida em inglês como 'Peg', é uma peça que se encontra na voluta da viola de arco, utilizada para enrolar a corda e consequentemente afinar o instrumento. A cravelha é composta pela haste, que possui um furo para prender a corda, e a cabeça, que fica para fora da caixa de cravelhas e serve para o músico segurar e poder enrolar a corda.
Cravelhas de Madeira para Viola
As cravelhas mais comuns são feitas de madeira, geralmente utilizando Ébano, Boxwood ou algum tipo de madeira Rosewood, como Tamarindo ou Jacarandá. A cabeça da cravelha é entalhada decorativamente. Existem diversos modelos de decoração, os mais comuns são Heart, Hill, French, Swiss e Standard.
As cravelhas de madeira são feitas por artesãos ou fábricas, e muitas delas vêm da Índia ou China, países com tradição na fabricação destes tipos de acessórios para viola. Também existem muitos fabricantes europeus e alguns no Brasil, que inclusive utilizam madeiras nacionais. Em nossa loja trabalhamos com as cravelhas de madeira das nossas marcas, Antoni Marsale® (importadas da Índia), e Tarttan® (importadas da China).
Cravelhas Mecânicas para Viola de Arco
As cravelhas mecânicas possuem um mecanismo que facilita a afinação da corda, um exemplo é a cravelha mecânica da Wittner. Feita com um tipo de plástico e um mecanismo interno que proporciona ajuste rápido e preciso das cordas, sem desgastar a caixa de cravelhas na voluta. Elas têm uma utilização simples, por vezes têm aparência tradicional, e oferecem excepcional praticidade. Só que os preços destas cravelhas são mais altos do que as cravelhas comuns.
CUIDADOS COM AS CRAVELHAS
Para as cravelhas serem instaladas na viola é necessário um ajuste correto delas. A caixa onde a cravelha se encaixa, que fica na voluta, também precisa estar em boas condições. Todo esse trabalho de ajuste e colocação tem de ser feito por um luthier especializado.
Uma cravelha má ajustada fará com que o músico tenha dificuldades para enrolar a corda e afinar, consequentemente, atrapalhará sua execução. A cravelha sem o ajuste e lubrificação adequada pode deixá-la muito rígida na hora de afinar ou muito flexível, fazendo a corda soltar constantemente.
A Lubrificação Também Requer Alguns Cuidados
Músicos antigos costumavam utilizar como forma de lubrificação o giz ou o grafite. Não indicamos estes produtos por eles não terem a viscosidade correta. O giz costuma travar demais, dificultando a afinação. O grafite pode deixar as cravelhas muito soltas, além de sujar o instrumento. Atualmente, algumas fábricas produzem lubrificantes específicos para cravelhas, e nós da HPG Musical oferecemos em nosso portifólio (clique aqui e veja os modelos).
Quando Devo Trocar as Cravelhas da minha Viola?
As cravelhas de madeira costumam gastar e contrair a haste, aos poucos elas vão afundando na caixa de cravelhas. Isto se dá por um processo natural da madeira, por isto, é importante a utilização de madeiras corretas que permitem maior durabilidade. Mas, este desgaste pode demorar muitos anos para acontecer.
Então, quando você vir que as cravelhas já estão curtas é indicado a troca. Alguns músicos optam pela troca, simplesmente, por estética. Gostam de combinar com os demais acessórios ou querem algum modelo mais bonito do que eles utilizavam. As cravelhas são lindos acessórios e utilizados como adorno da viola.
Já as cravelhas mecânicas, que geralmente são feitas de plástico, apresentam maior durabilidade do que as de madeira. Podem durar muito e muitos anos em um instrumento, sem a necessidade de troca. Mas, seus preços podem ser muito mais altos do que uma cravelha comum de Ébano.
Qual a Sua Cravelha Preferida?