Arcos para violino

Os mais belos arcos para violino feitos por archetaios renomados, oficinas conceituadas e grandes marcas. Arcos de Pau Brasil, Fibra de CarbonoMaçaranduba e Hardwood. Arcos para violino desde os pequenos tamanhos como 1/8, 1/4, 1/2 e 3/4, até o tamanho 4/4.

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  1. Capa para Arco HPG Inside Premium
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  3. Arco Violino Antoni Marsale Brazilwood 900A
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  4. Arco Violino Antigo n333 Oficina Francesa 59,1 g
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  6. Arco Violino Antoni Marsale Fibra CB100 Black Nickel
    a partir R$395,00

    12 x de R$32,92 sem juros

    R$375,25 á vista

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  7. Arco Violino Antigo n332 Oficina Francesa 55,7 g
    R$1.950,00

    12 x de R$162,50 sem juros

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  8. Arco Violino Antoni Marsale Pau Brasil n135 Ouro Rosé 61.5 g
    R$2.500,00

    12 x de R$208,33 sem juros

    R$2.375,00 á vista

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  9. Arco Violino Antigo n266 Oficina Alemã 57,6 g cópia Bazin
    R$2.600,00

    12 x de R$216,67 sem juros

    R$2.470,00 á vista

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  10. Arco Violino Antoni Marsale Fibra QL3 Wood
    a partir R$889,00

    12 x de R$74,08 sem juros

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  11. Estojo Case de Arco Erudithus 1BW Violino Viola Violoncelo
    a partir R$395,00

    12 x de R$32,92 sem juros

    R$375,25 á vista

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  12. Arco Violino Hidersine Pau Brasil n241 62,9 g
    R$1.600,00

    12 x de R$133,33 sem juros

    R$1.520,00 á vista

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Arcos de Violino

O que é Arco de Violino?

O arco é utilizado pelo violinista para a tirar o som do violino. A projeção se som se dá através da fricção entre as crinas do arco e as cordas do violino. O arco é um dos itens mais importantes para o músico de instrumento friccionado.

Da mesma forma que o violino, a estrutura dos arcos evoluiu ao longo dos séculos. O arco moderno é composto de diversas partes, das quais se destacam a vara, a crina e o talão. Tem pequenas partes do arco que não citaremos aqui, por serem peças relacionadas à construção, mais conhecidas pelos fabricantes.

A fabricação de arcos é considerada um ofício exigente e meticuloso, por isso que alguns arcos bem feitos alcançam preços muito altos, por vezes custando mais do que o próprio violino. Àqueles que fabricam arcos são conhecidos como 'Archetiers'.

 

Do que é feito ou composto um arco de violino?

VARETA

A 'vara' ou 'vareta' é o corpo ou a maior parte que compõem o arco. É feita com uma determinada envergadura para dar flexibilidade aos músicos. Essa envergadura ou curvatura necessita estar no ponto certo para o poder executar com maior facilidade e perfeição. Nos modelos de arcos modernos, essas graduações de curvatura foram originalmente calculadas por François Tourte (fabricante de arco francês que fez uma série de contribuições significativas para o desenvolvimento do arco. Considerado a figura mais importante no desenvolvimento do arco moderno). Vários outros inventores exploraram novas maneiras de fazer arcos, mas a maioria das varetas modernas ainda se assemelha ao design Tourte.

Parte da habilidade do fabricante é escolher um material de alta qualidade para a vareta. Historicamente, os arcos são feitos de Pau Brasil. No entanto, o Pau Brasil é uma espécie em extinção, então os fabricantes estão adotando outras madeiras e também materiais sintéricos, como: Ipê, fibra de carbono e fibra de vidro.Os arcos de fibra vêm se tornando muito populares entre os músicos, e alguns, de níveis mais profissionais, têm sido comparados ​​aos finos arcos de Pau Brasil. São arcos com muita durabilidade, que também oferecem excelente tocabilidade e, geralmente, são encontrados com preços um pouco abaixo da média dos arcos de madeira. E com a complexidade do manejo do Pau Brasil, os arcos de fibra vêm se tornando uma realidade na vida dos músicos e no cenário musical.

CRINA

CRINA - Parte super importante do arco, pois ela que propricia a fricção com as cordas. Um fabricante de arcos normalmente usa a crina (fios de cabelo) da cauda de um cavalo ou égua. A maioria dos músicos e fabricantes utilizam a crina branca nos arcos de violino, pois há uma crença amplamente difundida de que ela produz um som mais suave, e a crina preta (usada principalmente para arcos de contrabaixo) é mais grossa e, portanto, produz sonoridade mais áspera.

Arcos de qualidade inferior ou iniciantes geralmente utilizam náilon, crina sintética, ou crinas naturais misturadas. Nos arcos intermediários e profissionais os fabricantes costumam utilizar crinas de alguns países com tradição na criação de cavalos, e que consequentemente oferecem crinas de alta qualidade, como por exemplo Sibéria, Mongólia, Polônia, Canadá e Argentina.

Uma observação importante é que para a crina friccionar na corda e emitir som é preciso que ela esteja com breu. O breu é uma substância dura e pegajosa feita de resina de pinheiro (às vezes misturada com cera ou outros ingredientes), e é aplicado regularmente na crina do arco para aumentar a fricção.

TALÃO

Outra parte muito observada pelos músicos, talvez pelo visual, é o 'TALÃO'. O talão fica numa extremidade do arco e através dele a crina é presa e ajustada. Na história da fabricação os talões foram feitos de diversos materiais, mas provavelmente o mais utilizado foi o Ébano. Outros materiais também eram muito utilizados, como marfim, osso e casco de tartaruga, mas por conta da extinção e melhores práticas, hoje estão sendo substituídos por materiais sintéticos que se assemelham bastante aos naturais. Materiais como madrepérola ou concha de abalone são freqüentemente usados ​​na lâmina que cobre o encaixe da crina e também como decoração, incrustados nas laterais do talão. Os metais que compõem o talão são normalmente feitos ou revestidos em níquel, prata ou ouro.

GUARNIÇÃO ou FASCIATURA

Enrolamento que envolve o arco, onde o músico apoia ou segura o arco. Geralmente feita em duas partes, uma utilizando arame ou seda ou plástico e na outra parte se utiliza o couro ou sintético.

PONTEIRA

A ponteira é uma peça que se encontra na extremidade do arco e cobre a parte onde a crina é fixada. Geralmente feita de osso, marfim, metal ou plástico.

BOTÃO ou PARAFUSO

Fica na extremidade do arco, próximo ao talão e serve para esticar ou soltar a crina. Geralmente feito de metal e revestido com níquel, prata ou ouro, e por vezes com detalhes decorativos. Alguns também são feitos em madeira.

 

Materiais e qualidade são relativos à escolha e condição de cada músico. O mais importanto é encontrar o arco adequado para o tipo de execução que você vai fazer, com peso e curvatura ideais, que te proporcione o som perfeito, e aquele visual que te agrada.

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