Violino Michel-Ange Garini tamanho 3/4, feito na França por volta de 1900 à 1920. Violino com acessórios e espelho em Ébano, reparado e ajustado pelo luthier Felipe Rodrigues. Está em ótimo estado de convervação, apresenta excelente projeção e ainda mantém o estojo original.

O rótulo, "Michel-Ange Garini" foi usado em instrumentos distribuídos pela firma de Jérôme Thibouville-Lamy (mas não feitos por eles). Nenhuma pessoa com esse nome está listada em nenhum dos dicionários importantes de violinistas e fabricantes de arco - era puramente um rótulo genérico usado para denotar uma certa série e qualidade de instrumentos.

Foram instrumentos encomendados pela firma de Jérôme Thibouville-Lamy (JTL) de outro estúdio em Lorena, no período de 1900 a 1920. Eles são geralmente caracterizados por um atraente verniz à base de vinho tinto e têm um rótulo muito simples, como mostrado nas fotos.

Seu objetivo era suprir a escassez de instrumentos acessíveis e bem tonificados, nos quais os custos eram mantidos empregando técnicas que resultavam em violinos de boa aparência, libertos de muitas das normas de trabalho intensivo que pouco acrescentavam a um violino, mas carregavam os custos.

No caso deste violino, as 'chamas' do fundo e laterais são, na realidade, uma manipulação inteligente do verniz durante a aplicação para criar a impressão de chamas ricas na madeira, enquanto um exame minucioso dos detalhes do verniz mostra que isso é uma superficialidade. No entanto, funciona e a impressão que isso cria é da opulência de madeiras altamente flamadas.

Violino antigo tamanho 3/4
Ano estimado de fabricação: 1900 à 1920
Oficina distribuídora: Jérôme Thibouville-Lamy
País de fabricação: França
Reparos e ajustes feitos pelo luthier Felipe Rodrigues

  • Acessórios e espelho em Ébano
  • Verniz avermelhado
  • Corpo em madeira maciça não filetado
  • Peso aproximado do violino 417g
  • Comprimento do corpo: 33cm
  • Comprimento total: 54,5cm
  • Com estojo original
  • Sem arco

Vendido pela HPG Musical em 2021