O QUE É ESTANDARTE DE VIOLONCELO?
O estandarte, conhecido em inglês como 'Tailpiece', é uma peça que se encontra na parte inferior do violoncelo, utilizado para prender as cordas no instrumento.
É uma peça comprida que numa extremidade é presa por outra peça chamada rabicho, e na outra extremidade é presa pela própria pressão das cordas.
Os estandartes mais comuns ainda são feitos de madeira, geralmente utilizando Ébano, Boxwood ou algum tipo de madeira Rosewood, como Tamarindo ou Jacarandá. Estes estandartes são geralmente entalhados decorativamente ou por opção sonora.
A mecânica, o modelo e material dos estandartes contribui significativamente para a produção de som do violoncelo, inclusive alguns estandartes foram criados e outros mudaram ao longo do tempo, com diferentes estéticas e em diferentes contextos técnicos.
Modelos de Estandartes para Violoncelo
Existem diversos modelos de estandartes para violoncelo, sendo os mais comuns: Hill, French, Swiss, Harp (balanceado) e Round (standard). Também tem os modelos com micro-afinadores, mas neste caso, os estandartes são os mesmos falados acima, porém com a micro-afinação embutida. Isto facilita na afinação mais precisa das cordas. Nos modelos de madeira comuns é possível colocar um micro-afinador avulso, comprado separadamente e colocado com facilidade no estandarte.
Os estandartes de madeira são feitos por artesãos ou fábricas, e muitos deles tem vindo da Índia e China, que tem tradição na fabricação destes produtos. Também existem muitos fabricantes europeus e alguns no Brasil, que inclusive utilizam madeiras nacionais. Em nossa loja trabalhamos com os estandartes de madeira das nossas marcas, Antoni Marsale® (importados da Índia), e Tarttan® (importados da China).
Existem também os estandartes fabricados em metal, sendo o mais comum em alumínio, e outros feitos a partir de materiais sintéticos, como fibra de carbono, plástico e misturas. Alguns exemplos destes são os estandartes da Wittner, da Akusticus e ConCarbon.
Estes estandartes de materiais sintético são mais atuais, apesar que a Wittner já fazia estandartes em alumínio há muitas décadas, mas as linhas em fibra de carbono e plástico, como o Akusticus, são tecnologias mais modernas. Estes modelos têm se tornado populares entre os violoncelistas, pois alguns acham que por ser mais leve ele possa influenciar positivamente no som. Outros músicos e luthiers ainda apostam e utilizam os estandartes de madeira, pois mantém o visual tradicional e o resultado de som já é mais do que sabido que dá certo.
Qual estandarte você prefere utilizar?