O que são Estojos, Cases, Capas e Bags para Viola?
Todos estes citados no título tem as mesmas funções ou usos, que é de armazenar, proteger ou para transportar a viola. Com uma infinidade de modelos, materiais e estilos, é um item que qualquer violista utiliza, aliás, equipamento essencial para qualquer músico.
Há uma determinada confusão nestes termos, portanto, vamos tentar esclarecer essas diferenças. Primeiramente, o CASE é a palavra em inglês referente a ESTOJO. Então, se você escutar alguém falar - O case da minha viola... - ele está se referindo ao seu estojo. A mesma coisa acontece quando a pessoa fala sobre o BAG, que nada mais é do que a referência de CAPA em inglês.
Atualmente estes equipamentos são feitos em diversos materiais, formatos distintos, pluralidade de cores, estilos, fabricados em diversos países, e preços que custam poucos reais até alguns milhares de dólares.
E quais as diferenças entre CAPA e ESTOJO para Viola de Arco?
As capas são excelentes opções para os violistas que querem mair praticidade e menor preço. As capas podem ser transportadas com maior facilidade, são mais leves, compactas e, geralmente, têm menor preço do que os estojos.
Capas podem ser feitas com as paredes em espuma e revestidas com nylon, couro, jeans, tecidos em geral, ou materiais sintéticos. Alguns modelos são muito finos e mais práticos para guardar e transportar, mas oferecem maior risco de danificar a viola. Outras são fabricadas com muita espuma e até proteções rígidas em determinas partes da capa, oferecendo maior proteção.
O estojo sempre foi colocado como um item com maior proteção para a viola, mas, atualmente existem capas reforçadas e que protegem muito bem. Há também modelos que são fabricados com componentes tanto do estojo como da capa.
Já os estojos são feitos em diversos estilos: formato da própria viola de arco, retangular, formato gota, meia-lua e alguns outros que têm formas exclusivas. Podem ser revestidos e acolchoados por dentro, ou não. Alguns modelos têm seu fechamento por zíper, outros por feches, e alguns tem alças para carregar nas costas, apesar que este acessório é encontrado nos cases mais leves. Externamente também podem possuir diversos revestimentos, como nas capas.
Antigamente só víamos estojos de madeira ou metal, mas atualmente é muito comum os cases de fibra de carbono e fibras especiais, de isopor e injetados. São cases mais leves, mais resistente e também elegantes. Hoje o violista tem uma grande diversidade para escolher.
Os estojos são muito utilizados por músicos que viajam, que tocam profissionalmente, estudantes que vão à escola, para ir à igreja, para armazenar o instrumento em casa ou num depósito, enfim, podem ser utilizados em diversas ocasiões.
Em geral, podem ser resistentes e proteger contra chuva, amortecer algumas quedas, proteger de variações climáticas, reduzir o risco de pancadas e batidas etc. Mas, nenhum case garante 100% de segurança do instrumento, uns protegerão mais em alguns aspectos, outros menos.