COMO TROCAR A CORDA DO SEU INSTRUMENTO

Na sua vida musical, você já teve que trocar seu encordoamento ou ao menos uma corda e não sabia como fazer? Ou ainda não sabe? Vamos te ajudar! Neste post vamos falar sobre como trocar a corda dos instrumentos, como violino, viola e violoncelo! Abordaremos alguns riscos que você pode ter ao trocar a corda e te ajudaremos a evitá-los.

Não Retire Todas as Cordas de uma Vez

A primeira orientação, antes de tudo, é deixar o instrumento deitado com a tampa traseira em uma superfície plana, isso ajuda a manter a alma no lugar. Só para lembrar, nada no instrumento é colado, como cavalete e alma, tudo funciona a base de pressão, as cordas pressionam o cavalete que, por sua vez, pressiona a alma. Por isso, é muito importante saber que, se você for trocar todo o encordoamento, deverá trocar uma corda por vez, nunca tirar todas as cordas do instrumento de uma vez só. Ao fazer isso, a falta de pressão pode causar a queda da alma! Porém, caso seu instrumento já esteja sem as cordas, é importante que você verifique se a alma está no lugar. Você pode conferir olhando pelos "F's" do instrumento ou simplesmente balançando o corpo para verificar se a alma está solta. Caso esteja solta, é importante procurar um luthier para te ajudar. Caso a alma esteja no lugar, deite seu instrumento com a tampa traseira apoiada em uma superfície plana para iniciar com cuidado o processo de troca que vamos te ensinar logo a seguir.

Limpe e Lubrifique as Áreas de Contato da Corda

Primeiramente, tire a corda que você vai substituir. Antes de colocar a outra corda, limpe todos os pontos de contato da corda com o instrumento. Deve-se remover qualquer tipo de sujeira em todos os pontos onde passam as cordas. Passe um pouco de grafite no cavalete, pestana e cravelhas, pois o grafite serve para lubrificar e diminuir o atrito da corda na madeira. Para isto, você poderá usar um lápis. Às vezes, pode-se encontrar pedaços de madeira no cavalete ou até mesmo na pestana que podem danificar a corda, fazendo ela estourar com mais facilidade.

Normalmente, nas cravelhas se utiliza um lubrificante específico, uma espécie de pasta que ajuda na diminuição do atrito. O instrumento de madeira tem uma particularidade: a madeira muda com o tempo. Com o frio ela encolhe, com o calor ela expande, mas o importante é que o lubrificante facilitará o movimento de girar a cravelha.

Colocando a Corda

Encaixe uma ponta da corda no orifício da cravelha correspondente, e, a outra ponta, encaixe no estandarte ou no micro afinador, caso você utilize.

Ao encaixar a corda, gire a cravelha em sentido horário e pressione-a para dentro da caixa de cravelhas, pois a cravelha tem um formato cônico e com este movimento ela pegará pressão e ficará firme.

Antes de afinar, certifique-se de que a corda esteja encaixada nos pontos corretos do instrumento, como na cunha do cavalete e da pestana. Também verifique se o enrolamento ficou adequado nas cravelhas, para que a corda não fique sobreposta sobre si mesma, correndo o risco de estourar ou não chegar na afinação.

Se você utiliza micro afinadores, deverá deixá-los sem pressão, para fazer a afinação inicial nas cravelhas e, posteriormente, a correção nos micro afinadores.

É sempre importante saber que, após esse processo, é normal que a corda fique escapando e desafinando com frequência, isso pode acontecer por dois motivos simples: a variação de temperatura, que pode ocorrer simplesmente por você mudar o instrumento de cômodo ou tirar e colocar no estojo; ou simplesmente pelo fato de a corda ser nova, pois é normal que ela demore alguns dias até assentar-se bem no instrumento. O tempo de necessário pode variar de modelo para modelo, mas, geralmente, é em torno de dois dias. O ideal é que você toque e afine seu instrumento com regularidade.

DICA EXTRA

Ao trocar as cordas, procure fazê-lo de forma alternada, por exemplo, caso comece pela corda 1, segue-se para as cordas 3, 2 e 4, respectivamente. Desse modo você balanceia a tensão das cordas, que gera a pressão sobre o cavalete, evitando danos sobre o cavalete e/ou cordas.

 

Para te ajudar, fizemos um vídeo completo mostrando do o processo de troca de cordas. Confira!