Antigo, novo, de linha estudante, profissional, feito em fábrica ou luthier, acústico, elétrico, enfim, o violino sempre será um instrumento musical especial e com diversas formas de construção, níveis e utilização.

O violino possui quatro cordas e é tocado com arco. Seu timbre tende a ser mais brilhante. É o menor instrumento e mais agudo de sua família, que são: a viola de arco, o violoncelo e o contrabaixo acústico.

Os violinos tocados hoje desenvolveram-se a partir de instrumentos de arco tocados na idade média (400 DC a 1500 DC) e na Renascença (1400 DC a 1600 DC). Andrea Amati(1505–1577), Gasparo Bertolotti 'da Salò' (1540–1609), Antonio Stradivari (1644–1737), Andrea Guarnerie (1623–1698) e família, Jacob Stainer (1617–1683), estão entre os primórdios luthiers fabricantes de violinos neste formato que conhecemos hoje. Estes são nomes reconhecidos, mas existiram outros fabricantes, também, muito importantes na história deste instrumento. Alguns instrumentos destes luthier ainda são tocados, mas outros estão em museus ou coleções particulares.

 

Violino liutaio Rudson di CavalcantiExemplo de violino modelo

Este foi construído em 2022 pelo liutaio Rudson di Cavalcanti

 

Violinos Museu

Istrumentos Antigos - Deutsches Museum - Alemanha

 

Violinos Museu

Fundação do Museu Chimei - Taiwan

 

Os violinos eram tradicionalmente tocados em casamentos, aniversários, funerais, cultos religiosos, e outras ocasiões significativas. Foi muitas vezes considerado e utilizado nas classes mais baixas, até que se tornou popular por grandes compositores como Vivaldi, Bach e Mozart. Violinos foram e são usados ​​por muitas culturas em todo o mundo.

 

Wolfgang Amadeus Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart

 

Os violinos podem ser acústicos ou elétricos e podem ser usados ​​para tocar música folk, tradicional, clássica, jazz e popular. Geralmente são feitos com corpo de madeira, mas hoje já existem violinos em fibra de carbono, acrílico e outros materiais. As madeiras mais comuns utilizadas no corpo do violino são o Acero e Abeto, mas tem alguns fabricantes e luthiers que experimentam e utilizam outras madeiras que também ressoam muito bem e podem ser utilizadas na fabricação.

 

Violino Elétrico AuroViolino Elétrico AURO

 

Violino Fibra de Carbono Luis and Clark

Violino de Fibra de Carbono - Luis and Clark

 

O som geralmente é produzido pela ação de friccionar as crinas de um arco de madeira sobre as cordas. As cordas são apoiadas numa peça chamada 'cavalete', que transfere a vibração para a caixa de ressonância, conhecida como corpo do violino. Tudo isto e mais outros diversos aspectos envolvendo a construção permitem o som maravilhoso do violino. Obs.: o violino também pode ser executado beliscando ou dedilhando as cordas (conhecido como 'pizzicato').

São tantos os aspectos que permitiram o violino se tornar tão popular e atemporal, sendo utilizado no mundo inteiro até hoje. No universo do violino existem os cortadores de madeira, os fabricantes, os luthiers, os músicos, as orquestras, as igrejas, colecionadores, comerciantes, estudiosos, professores, alunos, e por aí vai. Todo esse ecossistema, alinhado à uma longa história, faz com que os violinos custem desde alguns Reais até milhões de Dólares.

 

Antoni Stradivai Lady Blunt 1721

Antonio Stradivari 'Lady Blunt', 1721
violino que alcançou recorde de valor em um leilão
US$ 15,9 milhões 2011