Uma viola que recentemente recebemos aqui na loja, feita pelo luthier brasileiro Paulo Abreu, inspirada na viola construída por Andrea Amati, em 1560, me fez pesquisar e estudar sobre o modelo original e me inspirou a escrever esta matéria. A viola original que, atualmente, pertence ao Museu Nacional da Música, da Universidade de Dakota do Sul – E.U.A, tem muita história para ser contada. Vou tentar passar um pouquinho dela aqui.

 

Há muitos anos os pesquisadores não tinham informações conclusivas para quem Andrea Amati construiu a viola, pois originalmente era uma viola tenor, e em algum momento de sua história foi reduzida de tamanho, como tentativa de modernizá-la. Mas, isto provocou a consequente perda de parte do lema gravado nas laterais e fundo da viola.

 

Por muitos anos, os estudiosos procuraram esse lema como o de um determinado indivíduo, mas à luz de outra viola sobrevivente em Paris, com o mesmo lema e armoriais pintados, constataram que provavelmente ela tenha sido feita para o casamento do rei espanhol Felipe II com Isabel de Valois, filha do rei francês Henrique II.

 

A intenção do casamente era unificar as grandes cortes reais católicas francesa e espanhola, que tinham conflitos por terras, ou seja, guerras expansionistas. Na época, uma das formas de apaziguar os conflitos eram os arranjos matrimoniais. O rei Felipe II propôs o casamento de seu filho, de 14 anos, com alguma filha de Henrique II, da França. A escolhida foi Isabel de Valois, também com 14 anos. Mas, em meio a negociação, Felipe II, recentemente viúvo, resolveu se casar com Isabel, ao invés de desposá-la ao seu filho.

 

Rei Felipe II e Isabeth de Valois

 

Um detalhe importante, as duas cortes eram muito católicas, como também alguns outros países europeus, e todos brigavam contra a incursão do protestantismo luterano que só aumentava naqueles séculos. Falamos nisso porque a viola feita por Andrea Amati tem um lema pintado nas faixas, escrito em latim, QVO VNICO PROPVGNACVLO STAT STABITQVE RELIGIO, que se traduz como "por este baluarte a religião permanece e permanecerá".

 

Faixa Viola Andrea Amati 1560

 

Os restos do armorial original permanecem parcialmente nas faixas, mas outro detalhe da viola que leva os pesquisadores a achar que ela pertenceu a essa parte da história é a pintura central no fundo, que pode ser o monograma de Marguerite de Valois, cunhada da Isabel de Valois.

 

Fundo Viola Andrea Amati 1560

 

O interessante é que, apesar das alterações feitas ao longo dos anos, a viola está em muito bom estado e faz parte, atualmente, de uma linda coleção de raros instrumentos pertencentes à galeria Rawlins do National Music Museum, em Dakato do Sul – EUA.

 

Rawlins Gallery - Museu Nacional de Música

 

 

REFERÊNCIAS:

 

National Music Museum

The University of South Dakota - EUA

http://collections.nmmusd.org/Violas/Amati3370/3370AmatiViola.html

 

Arquivo ‘Cozio’ de ‘Tarisio’ Fine Instruments and Bows

https://tarisio.com/cozio-archive/property/?ID=40043

 

Wikipédia - Filipe II de Espanha

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_II_de_Espanha

 

Isabel de Valois, Rainha de Espanha

https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_de_Valois,_Rainha_de_Espanha